A árvore de Natal é uma das mais populares tradições associadas com a celebração do Natal. É normalmente uma árvore conífera de folhas perenes (um pinheiro) ou uma árvore artificial. Como parte da tradição, enfeita-se a árvore com bolas coloridas e outros adornos natalinos, como o sino de Natal.

Civilizações antigas que habitaram os continentes europeu e asiático, no terceiro milênio antes de Cristo, já consideravam as árvores como um símbolo divino. Eles cultivam-nas e realizavam festivais em seu favor. Essas crenças ligavam as árvores a entidades mitológicas e sua projeção vertical, desde as raízes fincadas no solo, marcava a simbólica aliança entre os céus e a mãe terra.

A árvore de natal em si tem sua origem exata como uma incógnita, mas muita gente acredita que a tradição começou em 1530 com Martinho Lutero. Dali em diante, a tradição foi se espalhando por outros países e continentes, e hoje ela é um ícone da decoração natalina.

Para quem segue a tradição cristã, ela costuma ser montada após o tempo do advento começar, que é em torno de 30 dias antes do natal, mas, para quem não segue esses costumes, ela pode ser montada já em meados de novembro. Vamos agora a algumas dicas de como decorar a árvore, que sempre tem local de destaque nas casas:

 

-Defina o local ideal, levando-se em consideração o tamanho da árvore, a estética e a mobilidade da casa;

-O segundo passo é separar todos os galhos, abri-los, e então montar a árvore de forma que ela fique volumosa;

-Defina qual será a decoração da sua árvore: Colorida? Vermelha? Prata? Separe todos os enfeites que deseja utilizar e separe-os por categorias (bolinhas, pisca-pisca, laços, ramos, papai-noel, e etc.);

-Envolva a árvore com pisca-pisca. Iniciando por esse passo, os enfeites vão camuflar os fios do pisca-pisca;

-Pendure todas as bolinhas pelos galhos da árvore. Se tiver bolinhas muito pesadas, coloque-as nos galhos inferiores, e deixe as leves para os galhos mais frágeis, que são os superiores;

-Agora vá incluindo os demais enfeites, ramos, flores, laços, até finalizar a distribuição de todos os enfeites

-Por último, inclua o enfeite da ponta da árvore, que costuma ser uma estrela, simbolizando o nascimento de Jesus.

 

A árvore deixa a decoração da casa ainda mais aconchegante e cria aquele ar família junto com seus móveis. Que tal combinar os móveis rústicos da JL Artesanato com essa decoração natalina?