Se tem um tema que eu adoro é decoração! Adoro maneiras de incrementar e deixar minha casa ainda mais minha cara. Porém, muitas vezes mesmo com uma necessidade de mudar ainda, ficamos sem ideias e inspirações. Foi pensando nisso que resolvi reunir algumas dicas e truques de decoração de sala de estar.

Dicas de decoração de sala de estar

Os primeiros passos para a decoração do seu ambiente!

1) Antes de tudo: Analise a utilidade da sua sala

O primeiro passo para decorar a sua sala de estar é analisar qual será a verdadeira utilidade do espaço. Você vai usar somente para receber os convidados? ou vai usar também como sala de TV? Antes de decorar o ambiente tenha em mente qual será a verdadeira utilidade do seu espaço. Depois disso, é hora de decorar!

2) Repare na circulação

A decoração  do ambiente é muito importante. Porém não esqueça que excesso de móveis pode incomodar. Observe as proporções do seu espaço e faça as escolhas certas.

3) Cuidado com a cores:

Móveis e detalhes coloridos estão super em alta, porém eu ainda compartilho que móveis e sofás devem ter uma base neutra. Para quem gosta de cor, minha dica é incrementar nos detalhes como almofadas e adornos.

4) Busque móveis do tamanho da sua sala:

Tenha consciência do tamanho do seu espaço e verifique se os móveis que você deseja incluir na sua sala de estar possuem medidas e tamanhos ideias para o seu ambiente. Um erro comum é o tamanho do sofá, geralmente as pessoas compram o item por impulso e não verificam se as medidas do modelo escolhido comportam no ambiente.

O que usar na decoração de sala de estar?

1) Abuse nos espelhos

O tradicional espelho é um item de decoração fundamental para quem deseja criar amplitude na sala e dar a “ilusão”de um espaço maior. Para quem tem uma sala de estar pequena, é uma ótima opção.

2) Tenha um painel

Eu adoro este tipo de móvel, acho prático, bonito e moderno. Acredito que hoje em dia não há quem se casa ou mude de apartamento que não resolva acrescentar um painel para compor a sala de estar. O ideal é você pode fazer um painel planejado para o seu ambiente, mas se preferir você também pode optar por  algum modelo vendido já pronto. Um tipo de painel que eu também amo, é o de mármore travertino.

3) Tenha um bom sofá

Sofá é um dos itens que eu mais me preocupo em casa. Tem coisa pior do que escolher um sofá que não é confortável? duro? Eu sou daquelas que gosta do sofá que “abraça”, sabe? Os meus modelos favoritos são aqueles que têm uma das extremidades maiores e tem espaço para esticar as pernas, rs!

4) Acrescente quadros

Eu sou apaixonada por quadros. Adoro a forma que eles decoram e incrementam qualquer ambiente. Confesso que o meu marido tem que me segurar, porque se dependesse de mim furava todas as paredes da sala! Por isso, se existe um item de decoração indispensável para mim são eles. Procure um modelo que você goste e que combine com você!

5) Papel de parede pode ser uma excelente opção

Eu sou apaixonada por papel de parede. Acho um recurso de decoração lindo e super moderno. Na sala de estar você pode abusar de tons escuros e com estampas geométricas. Busque um modelo que acompanhe o estilo da sua sala e mãos a obra!

6) Acrescente Cor da Parede

Agora se você não quiser usar papel de parede, uma ótima opção é pintar a parede da sala da cor da sua preferência. Eu adoro e fica lindo!

7) Mesa de centro

Mesmo minha sala de estar também sendo sala de TV, um móvel que não dispensei na decoração do meu apartamento foi a mesa de centro. Acho que ela que transmite aquela carinha de “sala de estar” no ambiente. Como minha sala não é muito grande, escolhi o modelo retangular, porque ocupa menos espaço.

8) Abuse nos adornos

Não esqueça que a sua sala de estar precisa de enfeites. Infelizmente não adianta você optar por móveis lindos e esquecer de incrementar cada um deles. Eu adoro decorar com vasos coloridos, livros e revistas, peças em madeira, lupas, pesos de papel…

9) Use poltronas e cadeiras

Eu adoro cadeiras e poltronas para completarem a decoração das salas. Você pode usá-los como “divisores” de ambiente. Sabe quando você quer separar o ambiente da sala de estar com o da sala de jantar?! Eles são uma excelente opção! O legal desse tipo de móvel e que ele  é bem versátil na hora de receber em casa, ou seja,  caso você precise de espaço para os seus convidados circularem melhor e ficaram mias confortáveis, você pode arrastar as poltronas os cadeiras e colocar em uma posição mais confortável.

10) O puff pode ser um ótimo amigo!

Os puffs são um excelente investimento tanto para quem possui uma sala de estar pequena, quanto uma grande. Para salas maiores eles são usados para acomodar os pés ou então como uma mesinha de apoio na hora de receber amigos. Agora, já no caso de apartamentos pequenos, eles funcionam como uma poltrona e atuam como um aliado na hora de acomodar mais convidados com conforto.

11) Não esqueça das cortinas e persianas

Para finalizar a sua decoração não esqueça das cortinas ou persianas. Elas são um elemento decorativo, porém também de conforto para quem deseja fazer da sala de estar a sala de TV.

12) Finalize com o tapete!

Um item indispensável para finalizar a decoração do seu ambiente são os tapetes! Eles deixam a sala de estar mais aconchegante, intimista e confortável!

Bem espero que tenham gostado de conferir algumas dicas para decoração de sala de estar! Conte-me nos comentários o que achou, quero muito saber!

Fotos: Casa AbrilPinterest

Fonte: Vida de Casada