Legal, você comprou um móvel JL Artesanato, ele é de alta qualidade, feito em madeira e ferro, mas pra que ele dure ainda mais, o móvel requer cuidados mais do que especiais na hora da limpeza.

A higiene não só garante sua vida longa, como o protege de pragas naturais, como o cupim. Falando principalmente da madeira, este material foi um dos primeiros a ser utilizado na história da humanidade como matéria-prima para diversas finalidades por ser extremamente resistente (é usada para fins de marcenaria, engenharia, arquitetura, energia) e em diferentes colorações. E é justamente por ser um material orgânico que precisa de cuidados especiais na hora da limpeza. Pensando nisso, trazemos aqui algumas dicas:

Evite a exposição solar

A luminosidade excessiva estraga a madeira e pode deixar o móvel descolorido, a não ser que você esteja procurando um efeito de envelhecido. Caso haja uma janela próxima, instale uma cortina para evitar que raios ultravioletas atinjam a madeira. Móveis que ficam em área externa requerem mais manutenção com cera.

Cuidado com manchas

Panelas quentes sobre a mesa queimam e mancham a madeira. O ideal é sempre usar uma toalha para proteção contra as variáveis térmicas.

Atenção na hora de limpar

Preste muita atenção aos produtos de limpeza. Muitos são abrasivos e podem manchar ou até arranhar o móvel. Pano seco ou levemente umedecido em água com sabão neutro é mais indicado, contanto que se seque muito bem depois.

Água e umidade são vilões

Água e madeira não combinam. Mantenha seu móvel longe dela, que estuga e dilata o material. Umidade também é prejudicial à conservação. Deixe a mobília pelo menos três centímetros longe da parede para que haja circulação de ar e não tenha contato com possível umidade.

Distribua bem o peso

Não exagere no peso colocado sobre o móvel, o que pode vergar a madeira. Distribua o peso de maneira uniforme, evitando colocar coisas de um lado só.

Use cera de abelha na higienização

Cera de abelha é muito indicada por especialistas para proteger a madeira. Além disso, ela preenche pequenas ranhuras. Caso opte por produtos de limpeza, certifique-se que não tenham solvente na fórmula.

Escolha o pano certo para limpar

Os panos também são detalhes importantes da limpeza da madeira. As flanelas são as mais indicadas, pois não soltam fiapos e nem arranham a superfície. Separe um pano só para este fim.

Proteja-os da ação da natureza

Móveis de jardim não devem ter contato direto com a terra porque podem apodrecer ou sofrer ataques de insetos como cupins.

Lembre-se de fazer a manutenção

Por fim, faça manutenções regulares nos parafusos, dobradiças e portas para conservar o uso por muito tempo.

 

Gostou das dicas? Esperamos que sim. Aproveite para conferir toda a nossa linha de móveis e utilitários, produtos feitos com muito carinho, que vão embelezar seu ambiente e durar muito tempo.